30/04/2013 às 16:35 - Atualizado em 18/02/2016 às 20:45

Junta Comercial passa a emitir CNPJ em todo o Estado de São Paulo

Crédito: Jucesp Junta Comercial do Estado de São Paulo

 

A Junta Comercial do Estado de São Paulo (Jucesp) passou a emitir, em março, o Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ), que será disponibilizado junto com o Número de Inscrição no Registro de Empresas (NIRE). 

O empreendedor interessado em abrir sua empresa não precisa mais aguardar o deferimento do NIRE na Jucesp para, somente então, solicitar o CNPJ em um posto da Receita Federal. Os documentos serão analisados simultaneamente pelos servidores da Jucesp. Essa integração potencializa os benefícios do Cadastro Sincronizado, em operação há alguns anos. Na prática, o empreendedor paulista passará a obter o NIRE, o CNPJ e a Inscrição Estadual (IE), da Secretaria da Fazenda, num único processo. 

A expectativa é que a medida reduza de 17 para 7 dias o tempo médio de atendimento resultante da soma dos processos isolados, economizando, na perspectiva dos empreendedores, tempo e gastos com deslocamentos, reconhecimento de firmas e autenticação de documentos. Do ponto de vista do setor público, a medida colabora na redução do custo da máquina, uma vez que apenas uma estrutura de serviço estará sendo usada, a da Jucesp. 

O Sincomercio Itu mantém, desde 1997, um Posto da Jucesp, facilitando o trâmite burocrático das empresas. O Posto confere documentos antes de envia-los à Junta Comercial, orientando os comerciantes e escritórios de contabilidade. O Posto está localizado em nossa sede, na Rua Maestro José Victorio, 137 – centro – Itu/SP com telefone próprio: (11) 4022 9723 e o email: jucesp@sincomercio.org.br

 

Principais perguntas e respostas sobre emissão de CNPJ na Jucesp 

 

Jucesp atinge 23% da emissão de CNPJ do País

 

Sobre o Sindicato

Sindicato do Comércio Varejista de Itu