03/06/2013 às 08:54 - Atualizado em 18/02/2016 às 20:45

Edição 2013 do Circuito Sesc de Artes acontece em junho

Sesc

Com programação itinerante e diversificada, o Circuito Sesc de Artes é o único roteiro cultural que percorre todo o Estado de São Paulo 

 

Com o objetivo de democratizar o acesso aos bens culturais, promover a circulação de trabalhos artísticos de qualidade nas diferentes linguagens, e estreitar as relações com o público, o Circuito Sesc de Artes 2013percorrerá 102 cidades do interior, litoral e grande São Paulo, com a participação de 347 artistas nacionais e internacionais em uma itinerância composta por atividades de artemídia, artes visuais, circo, dança, literatura, música, teatro, cinema e vídeo. Serão três finais de semana, com atividades que acontecem em espaços públicos e com entrada gratuita, voltadas para toda a família e todas as idades.

Na região de Sorocaba as cidades contempladas serão: São Roque e Itapetininga (dia 14, sexta, das 17h30 às 21h30), Itu e Itapeva (dia 15, sábado, das 17h30 às 21h30) e Itararé e Votorantim (dia 16, domingo, das 16h30 às 20h30). Os locais das apresentações acontecerão no Centro Cultural Brasital (em São Roque), na Av. Peixoto Gomide (em Itapetininga), na Praça da Independência (Praça do Carmo - em Itu), na Praça Zico Campolim (em Itapeva), na Praça Zeca Padeiro (em Votorantim) e na Praça Francisco Alves Negrão (Praça São Pedro - em Itararé).

O Circuito Sesc de Artes é um projeto de circulação desenvolvido pelo Sesc que leva atividades nas diversas linguagens artísticas para centenas de cidades do Estado, prioritariamente em municípios onde o Sesc não está instalado com suas unidades operacionais. Toda a programação ocorre em espaços públicos, em parceria com as prefeituras e sindicatos do comércio local.

Além disso, como toda programação acontece em praças, parques e centros culturais, o Circuito também ajuda a reforçar a ideia de que o espaço público é um espaço de convivência e de encontro.

 

Programação:

São Roque, Itu e Votorantim:

 

Circo: Kinematos, com a Cia. manoAmano (ARG)

Um espetáculo circense que apresenta um homem entediado e uma mulher extravagante que se desafiam em malabarismo num mastro chinês.

 

Teatro: Casos Cascudos, com a Cia. da Tribo (SP)

Um espetáculo de animação inspirado livremente em três contos do pesquisador brasileiro Câmara Cascudo. A montagem utiliza diferentes técnicas de manipulação e construção, como o tradicional mamulengo, bonecos de vara feitos a partir de cabaças e brinquedos populares de madeira.

 

Teatro: Bom Apetite, com a Cia. Pé de Vento (SC)

Música, mágica, malabarismo e jogos coletivos na releitura de cenas e situações clássicas dos cômicos populares.

 

Intervenção: CinE-Embolada, com Peneira e Sonhador e VJ Trach (Pedro Marques) (SP)

Um VJ grava pela cidade imagens que depois são musicadas pela dupla de emboladores.

 

Música: Rashid e Projeto Nave (SP)

O rapper Rashid divide o palco com a banda Projeto Nave (banda do programa Manos e Minas) e apresenta o repertório de seu terceiro disco, “Que Assim Seja”, com rimas sobre o país, a política, a amizade, o amor e a própria  música. Rashid nasceu na zona norte de São Paulo e aos 16 anos já participava de batalhas de Freestyle. Hoje, um dos principais artistas brasileiros da cena hip hop, prepara um novo disco, para ser lançado neste ano. O Projeto Nave acumula experiência de acompanhar rappers com a participação no programa Manos e Minas, da TV Cultura. Tem dois álbuns gravados em seus 13 anos de estrada. Integram o Projeto Nave: DJ 88, Akilez, Daniel Gralha, Alex Dias, Marcopablo, Flávio Lazzarini.

 

Circuito Sesc de Artes 2013
Dia 15 sábado, das 17h30 às 21h30.
Itu (Praça da Independência, s/nº - Praça do Carmo – Centro)

Sobre o Sindicato

Sindicato do Comércio Varejista de Itu